quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Visão Vencedora - 05/09/2012

Fiquei inspirado pelo ótimo post do meu amigo Everton aí embaixo, que resolvi escrever um free text sobre a Visão Vencedora, seus conceitos, e tudo mais.

Muitas coisas passam pela minha cabeça quando lembro deste tema. Não, eu não li nenhum livro sobre o assunto e estou fazendo uma resenha sobre o mesmo. O que chamamos de Visão Vencedora é o fruto de uma experiência empírica sobre ter a atitude correta diante das situações que vivemos em nosso dia a dia.

Primeiro, pense em seus problemas corriqueiros. Tente catalogá-los, fazer uma lista de todos eles. O dinheiro que fica curto no meio do mês; a pia cheia de louça pra lavar no final do dia; o carro que você tem que levar para revisão em algum momento da sua semana, sendo que você trabalha 12 horas por dia, longe de qualquer mecânico; o presente que você esqueceu de comprar pra um amigo em seu aniversário; aquela promoção de cargo que não chega nunca não importa o quanto você se esforce em seu trabalho; seu diário de trades cheio de números em vermelho e com um gráfico de evolução de patrimônio indo para baixo, etc etc...

Agora pause por um momento e vamos pensar em outra coisa.

Vamos pensar nos super-heróis dos quadrinhos, nos filmes de guerra e ação, nas olimpíadas, em uma obra antiga que está sendo demolida. O que estes personagens tem em comum?

Cada um deles têm que tomar decisões instantâneas, com qualidade, usando o máximo de suas capacidades físicas e intelectuais, para cumprir um objetivo, e que vários outros personagens dependem de suas decisões, e eles aguardam ansiosamente para que suas ações se concretizem para seguir a vida. Os super-heróis se atiram de janelas de edifícios, enfrentam bandidos, encaram desafios impossíveis, escalam paredões sem corda e se embrenham em matas desconhecidas; nos filmes de guerra e ação sempre temos líderes que tomam decisões sem titubear, inspirando seus comandados e fazendo do amanhã um lugar melhor. São questionados e enfrentam centenas de contra-argumentos mas mesmo assim eles se mantém firmes em suas decisões e conquistam seus objetivos; nas olimpíadas os atletas vão até o limite de suas capacidades físicas e mentais com o objetivo de comprovar que são melhores do que qualquer outra pessoa no mundo ao realizar determinada prova. Eles suam, se machucam, ficam nervosos, se concentram, quebram barreiras nunca antes alcançadas e ainda sim sobem no lugar mais alto do pódio; em uma obra antiga a ser demolida, os operários marretam as paredes com firmeza, usam brocas e escavadeiras para remover as fundações, despedaçam as vigas reforçadas por vários metros cúbicos de concreto e vigas de metal, removem a sustentação das paredes feitas de blocos de concreto embaixo de camadas de reboco, ao invés de pedir encarecidamente que elas se desfaçam ou aguardar o dia que cairão por si só.

Não precisa ser um bitolado para presenciar estas situações. Vemos elas em nossas TV's 24 horas por dia, nos filmes pay per view, nas telas dos cinemas, nas ruas das cidades, em eventos que apreciamos, ou seja, em todo lugar temos super-heróis incógnitos, atletas olímpicos do dia a dia, marretando os problemas com toda sua capacidade e vontade, para que o amanhã seja um dia melhor.

Então por que titubeamos, temos receio, temos MEDO de tomar decisões corriqueiras em nossas vidas com tantos exemplos e tanta inspiração? Por que nós sabotamos nossa saúde comendo um pacote de trakinas enquanto deixamos de preparar uma refeição saudável apenas por preguiça? Por que olhamos para nossos gráficos intraday, vemos uma formação de correção de alta com novos topos e não colocamos nossas ordens de compra no rompimento do próximo topo? O que faz uma pessoa discutir em uma fila de banco ou em uma loja sobre a demora no atendimento e continuar indo sempre na mesma agência? O que faz com que mesmo sabendo que vamos em uma direção errada e continuamos acelerando na estrada?

Eu acredito que tudo isso ocorre por conta da atitude mental incorreta. O medo e a ganância nos fazem acreditar que ter um emprego e um plano de saúde é a vida ideal que uma pessoa deve ter. Somos levados a querer um plano de previdência. Televisão? Quanto maior melhor, de preferência de LED e com 4 entradas USB, com controle que reconhece os movimentos corporais e até a voz. Somos chamados de "consumidores" e compramos a ideia de tal forma que ficamos até felizes com isto. Um câncer é uma mal-formação celular que CONSOME nosso próprio tecido para "sobreviver". Temos medo de mudar porque o conforto e a segurança são mais importante, e temos medo de perder o que já conquistamos, mesmo que o que conquistamos seja algo estúpido, e somos encorajados a não ter coragem, porque um financiamento vai garantir que nossos objetivos sejam alcançados. Yeah, right....

A Visão Vencedora é o código do samurai. É a força motriz de um alpinista que chega ao topo do Everest, não importa quantas tempestades ele enfrente. É a atitude mental de que qualquer problema pode ser resolvido, muitas vezes de uma maneira mais simples do que imaginávamos, e que somos dotados de inteligência e perspicácia para observar os fatos que nos cercam, que não estamos contentes e sempre queremos melhorar. É a inquietude de que hoje é bem pior do que amanhã, e nós iremos ter sucesso no futuro para garantir a felicidade de nossas famílias. A Visão Vencedora é a força do cavaleiro Jedi. É a espada justiceira mental de cada um de nós. É um tsunami de atitude que nos permite vencer qualquer obstáculo. A Visão Vencedora é um Hulk mental que temos dentro de nós, que não importa o quão difícil seja uma situação, de quantas variáveis são colocadas em nossa frente, de quão longo é o caminho ou quantos degraus temos que subir para chegar ao topo, nós sabemos que vamos chegar nele e que vamos curtir à beça cada um dos passos que damos.

Não é fácil chegar ao estado mental correto. Nossas emoções são incontáveis vezes mais fortes do que nossa razão. É mais fácil explodir em raiva e gritar com nossas esposas ao invés de manter a calma e a serenidade e acreditar que isso não vai ajudar em nada a resolver o problema, e ainda por cima mostrar que você é um moleque desequilibrado que não aceita uma opinião diferente da sua sem surtar.

A Visão Vencedora é o botão reset do stress. Ela te coloca com o mindset do Bruce Lee. Você é muito maior que seus problemas, e vai se surpreender com a maneira tão eloquente que vai usar para resolvê-los. A Visão Vencedora você faz você comer seus problemas com granola e leite no café da manhã. Ela faz você colocar os pepinos e abacaxis que precisa resolver em cada um dos lados de uma barra de 10Kg e fazer  aquecimento no supino com eles. Seus medos e incertezas viram bonequinhos dos comandos em ação e é você quem monta o cenário.

Então na próxima vez que você se deparar com um problema que nunca enfrentou, ou com uma dificuldade inesperada, ao invés de pensar "e agora, como eu saio dessa?", mude sua mente, vista sua capa do super-homem, comande sua tropa de neurônios em direção ao inimigo, pegue sua marreta intelectual que vai estilhaçar esta parede de problemas como uma faca quente cortando manteiga; você é o Eike Batista da sua vida e têm total controle sobre a maneira que vai encarar os problemas.

Se inspire nas lideranças que temos, leia e aprenda sobre eles, e siga seus passos com relação à atitude usada para encarar os problemas. Se você precisa agir rapidamente para solucionar um problema, você é Usain Bolt. Nade com braçadas largas como Michael Phelps em direção ao sucesso na sua vida. Seja como Aragorn derrotando milhares de monstros na terra média em busca de um futuro melhor.

A Visão Vencedora te fala que você vai resolver qualquer problema, que você está muito bem preparado para sair de situações difíceis e é você quem controla as rédeas de sua vida.

Um abraço e bons trades a todos!


Rafael Souza

Um comentário:

  1. Este post mostra que temos TOTAL RESPONSABILIDADE por nosso sucesso ou fracasso, nossa conquista ou derrota, ele nos mostra que viver é bem diferente de sobre-viver... Parabéns Rafael! Este post ficou ÓTIMO!

    ResponderExcluir